23/04/2009

Evitando Que eles Rasgue seu sofá


Salvando seu sofá!

cat scratching

O sofá rasgado, a cortina transformada em trapos e o móvel cheio de marcas... Isso não acontece porque o seu gato discorda do seu gosto para decoração; nem porque ele quer saber se lá fora está fazendo sol; ou queira deixar a marca do Zorro. Gatos agem assim por natureza para remover camadas de unha morta, demarcar o território com sinais visuais e odoríficos (eles possuem glândulas de odor nas patas) e para se exercitar.

Trocando o sofá por um arranhador
Convencer o seu gato a mudar o local de arranhar não é tarefa simples. Antes de tudo, é necessário providenciar arranhadores atraentes e que se assemelhem aos móveis até então usados pelo bichano (podem ser feitos de corda, placas e pedaços de madeira, entre outros). Pense nas texturas, formas e alturas que ele prefere.

Coloque os arranhadores próximos aos “móveis alvo”. Tenha certeza de que estão bem presos e não se moverão enquanto são utilizados. Cubra os objetos inapropriados com algo “não-agradável”, para que seu gato mantenha distância. Pode ser fita dupla-face, papel alumínio, folhas de papel-lixa ou carpetes com o lado áspero e pontudo para fora. Odores desagradáveis para eles – bolinhas de algodão embebidas em perfume, pomadas à base de cânfora ou outras substâncias que não afetem a saúde do bichano – também podem ajudar. Quando ele estiver acostumado aos novos objetos, remova os artefatos progressivamente para outros locais (cerca de 7 cm por dia). O melhor é deixá-los o mais próximo possível dos antigos pontos. Mantenha as oops!coberturas e odores desagradáveis por algumas semanas, mesmo após o felino estar perfeitamente treinado.

O uso da punição
Punir só funciona quando você pega o o bichinho no exato momento em que ele afia as garras nos lugares proibidos mesmo após ter sido apresentado aos arranhadores. Depois desse momento o castigo não mudará o comportamento do animal, apenas o deixará com medo de você, o que pode dar origem a agressões defensivas.

Lembre-se: isoladamente, a punição não resolve problemas de destruição da mobília, a menos que sejam oferecidas opções de lugares para arranhar. Ao dar a bronca, gere um barulho (dê um tapa na parede, use um apito, uma lata de refrigerante com pedrinhas) ou lance um leve esguicho de água com um borrifador. Outras técnicas podem fazer com que o bichano não arranhe em sua presença, mas o faça quando você não estiver.

Fonte: ARCA BRASIL

Nenhum comentário: