A Higiene do Gato
Para ter um animal em casa, seja ele um gato, um cão ou uma ave, devemos ter uma série de cuidados necessários para o seu bem estar, como alimentação correcta, higiene, etc.
Como reconhecer as características de um animal saudável e de um animal com sinais de doença:
CARACTERÍSTICAS DE ANIMAL SAUDÁVEL:
- Animal activo;
- mucosas da boca, olhos e língua vermelhas;
- ausência de corrimentos nasal e ocular;
- ausência de sangue nas fezes e urina;
- pêlo brilhante, sedoso, sem queda;
- come bem;
SINAIS GERAIS DE DOENÇA:
- Perda de apetite;
- sangue ou pus na urina;
- sangue nas fezes;
- barriga distendida;
- vómitos;
- isolamento;
- temperatura acima de 39ºc ;
- diarreia;
- queda frequente de pêlo;
- áreas com ausência de pêlos ("peladas");
- corrimento amarelado nos olhos e nariz;
- corrimento amarelado na vagina;
- comichão frequente;
- dificuldade em evacuar;
- tosse;
- espirros;
PELAGEM- A maioria dos gatos limpa assiduidamente a sua pelagem, e em boas condições de saúde, esta é lisa e brilhante. Quando apresenta algum tipo de deterioração, na maioria das vezes é sinal de doença. Recomenda-se uma escovação regular, sobretudo em gatos de pêlo longo. A escovação também ajuda a eliminar os pêlos mortos e evita que, com o hábito que os gatos têm de se lamberem, ingeram uma quantidade razoável de pêlos - a ingestão excessiva contribui para a formação de bolas de pêlo no estômago, o que pode provocar vômitos. A escovação também é importante para revelar a presença de parasitas, como pulgas e piolhos, que farão o gato coçar-se excessivamente.
Quando a alimentação é completa e equilibrada, o pêlo do gato torna-se mais liso e brilhante. Quando o gato não se alimenta bem e não possui cuidados com a sua pelagem é necessário, além da escovação regular, um banho ocasional. Devem ser progressivamente habituados à água e somente se devem produtos específicos para gatos, ou um champô neutro de bebé.
É necessário algodão para a limpeza em torno dos olhos, ouvidos e nariz.
Material de escovagem:
ESCOVAÇÃO DE PÊLO CURTO
·
Geralmente devem ser penteados e escovados na direção do pêlo, da cabeça para a cauda. Usar um pente de dentes finos para alisar o pêlo e ajudar a localizar pulgas;
· É útil para gatos de pêlo curto a escova de borracha mas, deve ser usada com delicadeza para evitar a remoção demasiada de subpêlo;
·Polir a pelagem com veludo ou camurça deixará o pêlo brilhante.
OLHOS - Os olhos podem ser limpos com um algodão seco
ORELHAS - As orelhas devem ser limpas com algodão seco. Evite introduzir cotonetes ou outros objectos dentro do canal auditivo do gato, pois podem empurrar os fragmentos para o fundo e os parasitas podem se desenvolver no interior. Se houver secreção excessiva de pus, ou se o gato coçar vigorosamente as orelhas, consulte o veterinário.
DENTES - Os cuidados com os dentes são essenciais para preservar a boa saúde de um gato. Com o tempo o tártaro tende a acumular-se sobre os dentes e acaba provocando inflamação das gengivas, produzindo um mau hálito ou até a perda de dentes. O veterinário pode remover os tártaro com anestesia geral.
UNHAS - Quando as unhas crescem demais é necessário cortá-las. Em caso de dúvida peça ao veterinário que lhe mostre como fazer isso sem causar dano. pressionando levemetne as almofadinhas as unhas sairão e devemos cortar apenas o biquinho. Parece difícil mas não é. Use corta unhas veterinários que são concebidos para impedir que as unhas rachem. Contudo se apenas puder usar um corta-unhas normal, não se esqueça de cortr a paenas a pontinha, e de um só golpe seguro, para não partir ou desfiar a unha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário